Adolescentes podem fazer cirurgia plástica?

Adolescentes podem fazer cirurgia plástica?

A cirurgia plástica é uma atividade cada vez mais comum entre os brasileiros. Cirurgias com fins unicamente estéticos ou cirurgias plásticas que visam a melhoria da saúde são procuradas por todos os públicos e, entre eles, os adolescentes. Estes podem realizar cirurgias plásticas desde que seja feita uma análise física e psicológica do paciente.

Dúvidas mais comuns sobre cirurgia plástica na adolescência

 

Quais os tipos de cirurgias plásticas mais procuradas pelos adolescentes?

As mais requisitadas são de aumento e redução de mama, lipoaspiração, rinoplastia e otoplastia.

Dessas, quais são indicadas para corrigir algum problema de saúde e quais são para satisfazer a vaidade?

Somente a rinoplastia pode ser enquadrada como problema de saúde, pois ela corrige problemas funcionais que afetam a respiração do paciente.

Quais fatores influenciam um adolescente na procura de uma cirurgia plástica?

Esta é uma fase de construção da personalidade, na qual a autoestima, a vontade e a necessidade de sentir-se bem são aspectos emocionais importantes e determinantes na decisão de se realizar uma cirurgia plástica.

Quais os riscos de uma cirurgia plástica em pessoas com menos de 18 anos?

Infecção, hemorragia e outros fatores. Há também o risco adicional por expectativa não realista e elas são causadas devido à personalidade em formação do adolescente.

Uma adolescente com 15 anos que já foi obesa pode se submeter a uma cirurgia plástica?

Ela precisa esperar até os 18 anos. Este tempo serve para que ela amadureça a visão e o desejo do que realmente quer, além da proporcionar estabilidade de peso.

Qual a idade ideal para que seja realizada uma cirurgia plástica?

Cada tipo de cirurgia tem um tempo que deve ser respeitado. A otoplastia é indicada a partir dos 7 anos e uma rinoplastia a partir dos 16, ou seja, a idade ideal varia de acordo com inúmeros fatores.

Agende sua consulta